Quando o barato sai caro?

Em momentos de crise como este em que o Brasil está passando, a população deve-se adaptar para conseguir viver, economizando em alguns produtos ou em alguns serviços, sejam eles quais forem. Mas essa economia pode trazer alguns problemas e o barato pode sair às vezes muito mais caro.

O comércio, a área de serviços e algumas empresas estão passando por processos que exigem um maior planejamento, pois o poder de compra da população diminuiu muito nestes últimos anos e o consumidor tem trocado a compra pelo conserto, o que coloca muitas vezes a máxima: custo x benefício. Mas com essa nova realidade, a qualidade dos produtos e serviços também diminuiu bastante.

Mais da metade dos novos negócios no Brasil acabam em até 5 anos. Há muitos motivos envolvendo esta alta mortalidade, mas uma das principais é a falta de planejamento.

Num primeiro momento dinheiro e tempo são economizados ao não contratar consultorias ou fazer um bom planejamento, mas depois esta economia aumenta a probabilidade de imprevistos acontecerem. É o típico exemplo de uma empresa negligenciar consultorias na área da qualidade achando que seria um gasto elevado e que no momento não seria viável, mas em futuro não tão distante, auditorias poderiam multar ou até mesmo fecharem temporariamente algumas empresas por causa de não conformidades em alguns processos que seriam essenciais. Isso reflete muito bem a questão de uma falsa “economia” em detrimento da qualidade que se espera de um produto ou de algum serviço.

A solução é pensar a longo prazo e evidenciar qual é gargalo que sua empresa necessita para melhorar sua performance com investimentos na área da qualidade e com um bom planejamento frutos futuros virão.

Isso é válido para nós consumidores, às vezes pensar em comprar algo barato à primeira vista pode parecer tentador, mas a dor de cabeça após a compra de algum produto ou serviço depois que alguma falha ou defeito aparece é muito maior, e o que parecia barato sai muito mais caro.

Infelizmente, o cenário de crise, em que todo mundo procura reduzir custos, pode trazer algum retrocesso na qualidade de produtos ou serviços oferecidos. Portanto, fiquem atentos e comecem a exigir qualidade em tudo o que forem consumir ou para as empresas, exigir a qualidade em seus processos de produção com uma consultoria competente.

Dá muito trabalho, mas devemos mudar a nossa mentalidade de consumidores que aceitam tudo o que veem pela frente. A qualidade é o fator número 1 que deve-se levar em consideração na compra de algum produto ou serviço, pois só assim evitaremos fazer gastos adicionais e o caro não sairá tão caro assim, pois será um investimento.

Lucas César Lourenço de MoraesPor em 28 setembro, 2016