GESTÃO POR PROCESSOS MELHORA SAÚDE MENTAL DA EQUIPE

GESTÃO POR PROCESSOS MELHORA SAÚDE MENTAL DA EQUIPE

Sérgio Cintra Feijó
Não tenho formação em Psicologia ou mesmo em qualquer Área da Saúde e longe de querer atuar como Coach, mas tem coisas que observamos ao longo dos anos na prática e os resultados acontecendo de maneira real e tangível, sem teorias ou poesias.

Uma Empresa Brasileira busca a Padronização de seus Processos, geralmente por Pressão Mercadológica e exigência de Clientes. Poucas foram as Empresas que conheci que tinham ou desenvolveram Cultura para gerir os negócios por processos, pois isso demanda visão de futuro, descentralização do poder e compartilhar conhecimento para formação de novos líderes. Afinal, o lugarzinho quente da cadeira traz a sensação de perpetuação. Doce ilusão!

Mas, o interessante foi que ao longo dos anos onde pudemos ajudar, desenvolvendo e Implantando a Metodologia da Padronização e Melhoria de Processos, Gestão de Indicadores, Uso e Monitoramento de Planejamento Estratégico, bem como demais ferramentas de controle de informações, observamos que o nível de desgaste e estresse das equipes vai diminuindo. E por que diminui?

Porque o ser humano precisa sentir o chão debaixo de seus pés! Precisa saber onde está, onde pode chegar. Precisa saber quais são os impactos de cada atividade que ele executa, seja no produto, no processo e nos resultados dos negócios da empresa.

Quando sabemos a estrada a ser trilhada, o nível de ansiedade é reduzido. Quando sabemos as consequências positivas e negativas de cada ação que tomamos ou deixamos de tomar, e o que devemos fazer para garantir a correção necessária (o caminho das pedras), o medo do errar é reduzido ou eliminado e a confiança dos colaboradores aumenta, pois eles passam a ter domínio pelo conhecimento, pela qualificação, pela capacitação, pela comunicação e sobretudo pelo suporte que a Gestão dá à eles.

Uma Empresa sem padrões, sem planejamento e sem metas claras, é uma Empresa sem Disciplina. E falta de Disciplina é falta de Organização que significa retrabalho, reprocesso, mais custos e desperdícios, mais desgastes emocionais, perdas de produtividade, alta rotatividade ou pior… A acomodação do pessoal, ou seja, uma sabotagem com os negócios, afinal, a lei pelo menor esforço mascara a incompetência e gera o retrabalho dos outros.

Gestão usando-se da prática de viver um dia após o outro, não é gestão. É o velho jargão do “apagar incêndio! E você sabe quantas empresas conseguiram sobreviver a isso? Afinal, trabalhar assim é paliativo, não é solução. Não é Gestão!

Quer garantir o futuro dos negócios, reduzindo o nível de desgaste das equipes e melhorando a saúde mental e comprometimento? Acho que você já sabe a resposta. Basta tomar uma atitude!

 

Think about it!

SÉRGIO CINTRA FEIJÓ é Consultor Empresarial em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, Compliance, Gestão Estratégica, Palestrante, Congressista e Professor pós-graduação e MBA’s.

Elos Conexão EmpresarialPor em 7 fevereiro, 2022