COMO CONTORNAR A AGROINFLAÇÃO EM 2022?

COMO CONTORNAR A AGROINFLAÇÃO EM 2022?

Sérgio Cintra Feijó
Livre de comentários e posicionamentos políticos, aliás devem ser respeitados desde que não interfiram no direito de liberdade das pessoas, não é novidade que as medidas econômicas estão afetando agressivamente o agronegócio e sobretudo os resultados dos negócios, desde o produtor até Agroindústria.

Juros altíssimos, que por sua vez fazem o dinheiro dos investidores estrangeiros abandonarem os negócios no país por conta do alto risco sinalizado; flutuação e manutenção do dólar em alta podem trazer maior competitividade às comodities e outros produtos de exportação, mas também, altas absurdas nos compromissos assumidos em dólar, tais como insumos. Além dos custos de produção, tais como combustível com preços complicados, assim, como energia elétrica, água, inflação em dois dígitos e demais impostos.

Quer dizer, associado à falta de estrutura de escoamento apropriada, parece que o cenário é de um filme dos mais difíceis, lembrando muito os anos 80 no século passado.

E qual é a alternativa que as empresas buscam? O que pode ser feito para se manter competitivo, garantir vendas e enfrentar momentos que certamente podem ser superados?

Seria muito básico e chavão demais falar o que se diz desde que o mundo é mundo, que para as coisas se alinharem devemos reduzir custos e aumentar lucros. Aí vai um “kkkkk”!!!

Isso qualquer um sabe, só não sabem exatamente como fazer. Mas, o que o Mercado está prevendo é o básico, fazendo-se uso de reinvestimentos em:

– Melhoria de processos gerenciais e operacionais. Quanto mais controle e estatísticas mais se sabe onde fechar a torneira ou mesmo trocar a torneira que deixa escorrer de gota em gota parte da receita;

– Parcerias com Empresas para execução de atividades no modelo Co-Responsabilidade. O que é isso? Usar a Expertise de quem conhece numa parceria Coordenação X Execução. Isso reduz custo e aumenta a qualidade de execução;

– Impulsionar as vendas e melhorar as relações comerciais, utilizando-se de CRM’s mais agregadores e estratigicos, fazendo assim com que confiança entre as partes aumente e garanta uma relação prolongada e até aumento no volume comercializado;

– Mapeamento de Processos Gerenciais e Operacionais, identificando-se os pontos de gargalo ou vazamento, onde é possível ganhar agilidade, interromper o vazamento e mesmo transformar a dificuldade em oportunidade;

– Vender confiabilidade de produtos, processos e serviços, através de certificações de Gestão da Segurança de Alimentos, Qualidade da Gestão, Compliance na prática e não poeticamente. Confiança é tudo! E pela confiança se prolonga a relação comercial e se abrem mais portas em função do diferencial.

Enfim, 2022 não é nenhum cenário para pessimismo. Mas para acreditar em Luta e Vitória!

Porque enfiar a cabeça num buraco e esperar passar o perigo, é coisa de avestruz!

E nós, não vamos esperar o barco da mesmice. Vamos? De jeito algum!!! FELIZ 2022!!!

Think about it!

SÉRGIO CINTRA FEIJÓ é Consultor Empresarial em Gestão da Qualidade, Compliance, Gestão Estratégica, Palestrante, Congressista e Professor pós-graduação e MBA’s.

Elos Conexão EmpresarialPor em 14 dezembro, 2021