10 atitudes para promover mudanças!!

Interessante como nos momentos de dificuldades econômicas, financeiras e mercadológicas, é quando eclode o desejo de mudar por parte dos Gestores e Empresários.

Sobrevivência? Competitividade? Não importa. O que importa é que existe um motivo.

Mas, pelo menos, o motivo deve ser forte o suficiente para levar a organização às mudanças necessárias e desejadas. E por onde se começa? Pela mudança de comportamentos e atitudes!

Como mudar ou transformar, tendo apego àquilo que já não é mais de vanguarda ou inovador? Como trabalhar com métodos superados ou com profissionais da resistência e da mesmice?

Empresas e Organizações rentáveis sabem que o conforto da “cadeira quente” e da centralização das informações não cabem mais no mundo corporativo e que seus “atores” impedem o alcance e multiplicação dos resultados desejados.

Pensando de prática e aplicável, sugerimos 10 (dez) atitudes para a promoção do processo de mudança;

1) Defina claramente o que você deseja para a Empresa e para o seu negócio;

2) Divulgue amplamente para toda a Organização, utilizando-se de preceitos hierárquicos;

3) Estruture todo o processo, utilizando-se das ferramentas de Planejamento Estratégico (objetivos, metas, responsáveis, prazos e demais);

4) Observe o perfil dos facilitadores. Estes devem ser os principais agentes de mudança.

5) Descarte os resistentes e sabotadores em tempo hábil. Não importa o tempo de casa;

6) Faça medições para monitoramento do andamento e efetividade das ações;

7) Seja rápido na tomada de decisão;

8) Delegue as responsabilidades de execução, mas não das decisões;

9) Busque sempre alternativas contingenciais;

10) Invista no Capital Humano, mas cobre o retorno, através dos resultados tangíveis.

E a mais importante e principal de todas as dicas… Tenha o seguinte lema: “a mudança começa comigo” ou em outras palavras é a Liderança pelo exemplo.

Lembre-se que a “Organização é muito maior do que a vaidade pessoal de quem quer que seja”.

Sérgio Cintra FeijóPor em 28 julho, 2016