A Importância do Currículo Oculto

Em curso o aumento do desemprego nas mais diversas faixas etárias. Mas, está sendo mais predador junto à faixa considerada jovem (até os 30 anos de idade).

É claro que em momentos de desafios empresariais, sobretudo por aqueles causados por momentos econômicos adversos, as empresas dão preferência aos mais experientes. Já passaram por situações semelhantes e até mais difíceis, conhecem o caminho das pedras e a assertividade acaba sendo muito maior.

Daí durante este tempo, muitos jovens (a maioria meus alunos e ex-alunos), me procuram perguntando sobre a elaboração de um Currículo interessante. Padrões e artifícios para tornar um Currículo interessante são extremamente fáceis. Nem são necessários os custos de um profissional especializado para isso. Mas, fica a aqui a minha pergunta: “E o seu Currículo Oculto? Como vai?”.

Há anos venho comentando que em função da necessidade de termos profissionais mais bem qualificados e capacitados, as empresas vêm se utilizando de várias técnicas que extrapolam apenas a análise do Currículo (que me desculpem os profissionais de RH, mas que não quer dizer muita coisa), entrevistas e testes psicológicos. Também estão sendo utilizadas as ferramentas das redes sociais e a defesa do tema do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Em relação às Redes Sociais, são observadas as formas de expressão escrita. Você escreve palavrões, provocações, usa de sensualidade, posta fotos bebendo sem medidas? Você deve estar pensando: “Na minha vida pessoal mando eu”. Sim, claro! Mas, as redes sociais dizem muito sobre a sua personalidade. E convenhamos: a pessoa é uma só. Não existe aquele negócio de que no trabalho é profissional, em casa é outra pessoa e no convívio do clube é outra. A menos que tenha sérios problemas de múltiplas personalidades.

Nas redes sociais procure expressar coisas boas, palavras positivas, fotos de alegria e boa convivência. E a dica é: Se você possui algum tipo de hobby ou esporte, isso fará muita diferença! As pessoas transmitem através do esporte que pratica, muito da sua forma de viver e conviver. Por exemplo: o futebol é um jogo de conjunto e convivência em equipe. O basquete de estratégia. O tênis de dedicação. Isso mostra muito como você é. Há anos atrás uma marca de refrigerantes tinha uma propaganda na TV que falava sobre isso. Por exemplo: dizia sobre analistas de sistemas que eram motociclistas. Mostrava o arrojo e dinamismo deles como profissionais também. Outra informação importante são as viagens. Pessoas que viajam possuem mais cultura e são mais interessantes.

E quanto à defesa do título do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)? Se você é um recém-formado (até quatro anos após a formatura, o Mercado ainda o considera como recém-formado), prepare-se para chegar numa entrevista e ter de 10 a 15 minutos para defender a sua monografia ou TCC. As empresas buscam profissionais que possam agregar valor, que possam trazer soluções, que possam oxigenar os processos. Nada acadêmico ou científico, mas é analisada a sua capacidade de transformação de um modelo de negócios.

E então? O que tem de bom para convencer o Mercado de que você deve ser contratado?

Sérgio Cintra FeijóPor em 2 agosto, 2016