O que o seu negócio tem a ver com o boliche?

Você já jogou boliche?

O boliche pode ser um excelente exercício de aplicação de estratégias e empreendedorismo! Não entendeu? Realmente, fica um pouquinho difícil a comparação. Geralmente estamos acostumados a fazer analogias em relação a futebol e outros esportes mais populares. Mas, veja como a simplicidade do boliche nos ensina.

Normalmente quando uma pessoa joga pela primeira vez boliche, imagina que batendo com a bola no primeiro pino que está a frente dos demais e derrubando-o, então derrubará a todos os demais e fará o “strike”. Que grande engano! Não é batendo no primeiro que se terá sucesso. O primeiro pino está protegendo de maneira indireta os demais que dão sustentação para a formação. Ao impactar o primeiro, o máximo que se faz é diminuir o impacto sobre os demais pinos e desviar a rota da bola, fazendo com que os demais pinos permaneçam em pé. E qual é o ideal então? Direcionar a bola para atingir de lado os pinos que terão uma reação em cadeia e derrubarão todos os outros pinos. As chances aumentam muito para o alcance do “strike”.

Longe de querer ensinar este esporte, afinal sou apenas um desportista de fim de semana como tantos, mas em conversa com um amigo, estávamos conversando sobre estratégias de alcance de mercado. Fazem-se muitas analogias e sugerem-se tantas estratégias comparadas às grandes ações militares. Mas… e a estratégia do dia-a-dia? A simples, a que se confunde com a rotina diária? Aquela que de forma simples e objetiva pode alavancar resultados?

De maneira simples, faça o seguinte: o seu maior objetivo é o “strike”. Então, estabeleça qual é o maior objetivo da sua empresa. Crescimento, alcance de uma fatia maior de mercado (Market share), expansão… enfim, o maior objetivo dos seus negócios. Cada pino compare ao Mercado (Clientes, Concorrentes, Fornecedores e Governo). Estas são as metas que você deve atingir para alcance do maior objetivo. A ação será jogar a bola. Pesada! Mas, o sucesso do alcance de metas será o treinamento, treinamento e treinamento. Quanto mais capacitado, mais qualificado será. E mesmo que não seja alcançado o principal objetivo na primeira jogada, a experiência adquirida e a persistência, serão o diferencial estabelecido. Lembre-se jogar a bola não é força é jeito!!! Entendeu a dica? O mesmo acontece com a aplicação da ação.

Cada meta alcançada, ou melhor, cada pino derrubado somará pontos e mesmo que em nenhum momento você derrube todos os pinos, a soma de pontos pode ser comparada ao alcance de metas e objetivos de forma cadenciada e sustentável, e assim, mesmo sem um “strike”, o jogo pode ser ganho!

A vitória vem através de batalhas! Mas, cada batalha a ser enfrentada deve ser estudada, sem ímpetos ou impulsos emocionais, mas estudadas jogada a jogada, corrigindo em tempo hábil os erros cometidos e garantindo a soma de cada conquista que se transformará em um posicionamento de liderança, mas sem se esquecer de que o adversário também se prepara. Então, continue fazendo a bola rolar redondinha!

Sérgio Cintra FeijóPor em 4 agosto, 2016