5 Motivos para você trabalhar estratégias!!

A empresa precisa crescer, se desenvolver, ganhar mercado. A empresa cresceu, se desenvolveu e ganhou mercado. Mas a estratégia seguiu o mesmo ritmo?

Em qualquer uma das duas situações em que você possa se encontrar, talvez esteja pensando: “e eu, sobrecarregado. Não consigo sair do Operacional”. Ou ainda, esteja pensando: “puxa como minha equipe comete erros no operacional, precisa refazer os trabalhos e eu tenho que continuar auxiliando e orientando no operacional, impedindo que eu trabalhe mais na inteligência do negócio”.

Se isso vem acontecendo, sinta-se incomodado, mas não incompetente. É mais comum do que possa imaginar. Mas, você já sabe qual é a causa e a solução?

A causa é que possivelmente a gestão do seu negócio, esteja sendo feita da forma tradicional, ou seja, com rotinas que são executadas com um nível de dependência muito grande do “dono do negócio”, com conhecimento empírico (na base da experiência) e por exceção. Entenda-se exceção como um dia atrás do outro, dando ênfase naquilo que é prioridade “zero”.

Se desdobrarmos essa causa, pode ser que isso ocorra pelo estilo de gerir o negócio (centralização da informação), pode ser por falta de conhecimento de novas técnicas e até por falta de formação.

Mas… e aí? O que fazer para mudar isso?

Empresas organizadas são estruturadas por processos gerenciais. Processos Gerenciais são atividades realizadas na empresa, cujas fases de execução passam por diversas Áreas, cada uma com a sua responsabilidade claramente definida, prazos de execução, responsáveis e metas a serem alcançadas. Resultado disso: a qualidade dos processos internos aumenta consideravelmente e o alcance de vantagens é enorme. Vamos ver algumas:

1) Liberação dos líderes da Alta Direção para pensar e estruturar estratégias, criando o crescimento contínuo e sólido. Fortalece-se a delegação de responsabilidades.

2) Envolvimento e comprometimento dos responsáveis pelos processos, decorrente da interdependência criada entre as Áreas. Afinal, quem tem chefe é índio!

3) Aumento considerável da qualidade das atividades em função da definição de padrões a serem atendidos, pois os processos passam a ser auditados para atendimento ao estabelecido. Consequentemente, os custos da Não Qualidade são reduzidos e as despesas eliminadas;

4) Aumento da capacitação e qualificação de pessoal. A inteligência é descentralizada, os profissionais passam a saber exatamente o que fazer, como fazer, quando fazer, porque fazer e as metas a serem atingidas com a qualidade mínima requerida. A excelência de execução passa a ser natural!

5) Busca pela melhoria contínua interna da execução das atividades passa a ser uma constante, garantindo que a equipe se sinta desafiada ininterruptamente.

Enfim, trabalhar Estratégias requer tempo e dedicação e isso só acontece, saindo do operacional!

Sérgio Cintra FeijóPor em 26 julho, 2016