Carreira dos sonhos? Muito mais que trabalho!!

Sabemos que a sobrevivência é que nos leva a ter força e coragem para levantar todas as manhãs em busca do alimento e garantir a continuidade. Totalmente retrô, quase que chegando à “Idade da Pedra”.

Será que o conceito de trabalho mudou? Sinceramente? Na minha opinião… NÃO!

Desde sempre ou desde Adão e Eva, o modelo é o mesmo. Trabalha-se vendendo a força de trabalho em troca de algo. E se conversarmos com Economista, aí então, a conversa evolui para os conceitos de “mais valia”.

Mas, uma coisa é certa: “o homem está mudando os objetivos de vida e enxergando o trabalho como uma ferramenta para isso”.

O complicado é que a sociedade ainda não entendeu que trabalhar não significa acabar com a saúde, deixar de ter uma vida interessante, não ter lazer ou outras coisas que tanto o ser humano deseja. Trabalhar é dar resultado. Trabalhar pode ser divertido.

A pesquisa divulgada pela DMRH e a Cia de talentos (Clique Aqui ), através do vídeo Carreira dos Sonhos, mostra pontualmente o desejo da sociedade moderna. Mas, seria isso apenas o objetivo do jovem? Certamente não. No entanto, há de se compreender o surgimento de um novo grupo de empreendedores que já consegue enxergar mais longe o empreendedorismo e seus resultados como algo prazeroso e não como obrigação. Mas, a obrigação de verdade é ser feliz. Não aquele chavão que ouvimos de parentes e amigos, tal como: “se você fizer o que você gosta, então o dinheiro vem como consequência”. Estamos vendo nascer uma geração que leva a sua vida pessoal ou seu estilo para dentro dos negócios, ouvindo música no expediente, fazendo cursos online, passando por descompressão em salas de jogos de vídeos ou mesmo o tradicional pebolim para aguçar a criatividade, camisetas em vez de gravatas, tatuagens e brincos… isso diminui a competência? Certamente, não. Ao contrário o ambiente descontraído, valoriza ainda mais a possibilidade de criação e de qualidade de vida. Afinal, pelo menos 1/3 da nossa vida passamos trabalhando.

Mas, num mundo tão competitivo como se destacar? Tem cada vez mais gente no Mercado e será que terá espaço para todos? Não, claro que não. O mercado seleciona. Daí vai a capacidade de cada um de investir no seu conhecimento, potencializar o seu diferencial estratégico e se destacar. Conhecimento é o grande diferencial. Isso também é uma forma de empreendedorismo. Mas, conhecimento com a aplicabilidade. Sonhadores que fazem belíssimos planejamentos, mas que não sabem tangibilizar isso, são apenas poetas.

Invista em sua carreira, seja um intraempreendedor, ou mesmo empreendedor. Tem uma canção que diz que quem mente primeiro, sempre diz a verdade. A lógica aqui não é a mentira, mas sair na frente. Criar um conceito, ser pioneiro e fortalecer a imagem do criador.

Tenha o prazer de tentar e não se arrepender. Porque arrependimento só serve para coisas ruins, mas para coisas boas como o trabalho, nunca será fracasso. Será experiência adquirida para o próximo projeto ou negócio.

Sérgio Cintra FeijóPor em 5 julho, 2016