Época de Mudança ou Mudança de Época?

Diante de tantas tribulações, correria e luta pela sobrevivência, é muito natural que o ser humano se pergunte o que está acontecendo e sequencialmente responda: “nada, afinal isso é apenas uma fase ou uma época de mudança”. Será?

Você já se perguntou se realmente as coisas estão mudando ou se é o mundo que está mudando?

Os mais apaixonados por história, sabem que a humanidade já viveu a dominação do Império Otomano, Chinês, Egípcio, Romano e tantos outros, e também, a queda de cada um deles. Fase? Época de mudança?

Revolução Industrial (Artesãos X Indústrias), Modelos de Gestão (Fordismo, Taylorismo, Toyotismo…). Também mudanças em proporções em acordo com as características.

Mudança ou transformação? Independente de qual seja a sua conceituação ou convicção, a verdade é que ser uma “metamorfose ambulante”, tal com já dita numa música, é imprescindível. Não pura simplesmente à sobrevivência do homem, filosoficamente falando, mas na perpetuação da evolução contínua que os negócios precisam enfrentar e viver para que o melhor seja proporcionado à sociedade.

Não é uma questão de ofertar para explorar o desejo de consumo para obter lucro, mas de acompanhar ou mesmo se antecipar à demanda sinalizada pela sociedade e pelo mercado. E isso é simples de se observar. Basta assistir ao desenho clássico dos anos 60 e 70, os Jetsons, que retratava uma família do futuro, cujas atividades eram todas executadas por máquinas e equipamentos, onde na época para nós telespectadores, era tudo uma viagem ilusória e muito divertida.

Imagine!!! Como seria a reação dos seus trisavós ou bisavós ao verem um microondas esquentando o leite, um portão eletrônico funcionando ao toque do controle remoto, um telefone que fotografa, filma, toca música e de vez em quando faz chamadas?

O que foi que motivou tudo isso? Foi a COMPETITIVIDADE!!!

Ford, Eigi Toyoda, Steve Jobs, Bill Gates, Einstein e tantos outros, ficaram esperando as coisas acontecerem no conforto dos seus lares ou eram simplesmente pessoas que se incomodavam com a mesmice e o comodismo?

E você? Está monitorando o que os seus Clientes (internos e externos) estão sinalizando? Está esperando a crise terminar ou ficar amena? Está esperando o que todo mundo está esperando? Está agindo como todos?

Lembre-se: “o mundo é dos inconformados com a mesmice”. Obtém sucesso que tem a coragem de sair na frente, de fazer diferente, de enfrentar o que os demais não tem coragem de enfrentar.

Quando se espera, tal como os demais, imaginando que se está reduzindo riscos, estamos aumentando a concorrência, aumentando o esforço e investimentos para superar esta concorrência e aumentando consideravelmente o risco de fracasso. Afinal, estamos fazendo o que todo mundo está fazendo. Esperando.

Sérgio Cintra FeijóPor em 29 junho, 2016