Gestão da Qualidade ou Qualidade da Gestão? Entenda a diferença

Inicio este texto, primeiramente pedindo desculpas, mas não é grosseria o que vou dizer daqui a pouco! De forma alguma. Na verdade, entenda como um alerta meu caro leitor!

Se você se faz essa pergunta, ou ainda, acredita que Gestão da Qualidade é Controle de Qualidade, então é porque você realmente não entende de Gestão da Qualidade.

Como em outras oportunidades, ratifico que Gestão da Qualidade é Qualidade da Gestão!

Quantos enganos ao longo dessa caminhada como executivo e depois como orientador, vimos acontecer. E pior… Gestores insistirem nos erros e enganos.

Qualidade da Gestão não é Controle de Qualidade. E não se estabelece essa ferramenta ou responsabilidade gerencial para um Gestor de Controle de Qualidade ou para um Gestor de Produção. Qualquer um dos dois estaria confundindo suas responsabilidades e atribuições, mas principalmente, gerindo resultados que eles mesmos estariam verificando, ou seja, “a raposa tomando conta do galinheiro” e ferindo o princípio de independência. Coisas que aprendi com um sábio gestor no início de minha carreira, quando vejo situações como essas me veem à cabeça: “Quem executa, não pode medir”.

Ora, Áreas de Controle de Qualidade e de Produção são Áreas Operacionais. Controle de Qualidade mede a qualidade do produto. Como poderia medir os processos de outra Área? Ou como vemos em várias empresas, acredite ainda existe isso, Controle de Qualidade ou mesmo a Área de Gestão da Qualidade subordinada à Gestão da Produção. Ratificando esse raciocínio lógico, outro ensinamento que me recordo bem é: “Só pode comandar, quem um dia executou”.

Essa frase dita pelo mesmo sábio profissional que muito influenciou a minha carreira, confirma que Gestão da Qualidade deve ser feita por profissionais que possuem visão holística e sistêmica de uma empresa, que possuem princípio de independência em relação à verificação e que acima de tudo, estejam o tempo todo a medir processos e não pessoas. Afinal, o que é qualidade? É a busca pela melhoria contínua dos processos gerenciais que refletirão as boas práticas sobre a qualidade do produto, tornando a empresa e seus produtos mais competitivos.

Então, ao tomar a decisão de estruturação de uma Área ou Programa de Qualidade, meu caro, mais uma vez peço desculpas, pois estou longe de querer ofendê-lo, afinal cada profissional dentro do seu expertise, mas, pergunte-se e reflita: Por que a minha empresa precisa de Gestão da Qualidade (Qualidade da Gestão)? Pra que? Onde queremos chegar?

Se é para melhorar a qualidade dos produtos, esqueça. Você precisa de um controle de qualidade eficiente. Se é para reduzir custos, eliminar despesas e tornar a sua empresa mais competitiva, aí sim, você pode e deve buscar um diferencial competitivo. Uma massa inovadora e criativa que só pode vir a partir do momento que se domina todas as informações e a partir de uma referência propor melhorias. De forma profissional. Não através de adivinhações, rótulos, indicações e palpites pessoais. Mas, tudo muito bem estruturado, medido e principalmente com comprometimento e apoio daqueles que formam opinião!

Lembre-se: “As equipes são os que seus Líderes são”! E só através da participação ativa, envolvimento e comprometimento, os resultados são conquistados.

Think about it!

Sérgio Cintra FeijóPor em 20 outubro, 2016