Consultoria ou Parceiros? Saiba o que você precisa para contratar

Dias atrás, numa conversa com alguns clientes que na verdade já se tornaram meus amigos, uma oportunidade única de ouvir o que aconteceu. Obtive de maneira espontânea as principais impressões sobre os profissionais que se autodeclaram “consultores”.

É claro que muitos devem estar imaginando, os comentários não são os melhores. Ouvi de tudo! Alguns comentários totalmente pertinentes e outros nem tanto. Querem alguns exemplos antes de entrarmos no contexto?

Comentários como esses:

1-  “Puxa gastei um dinheirão pro consultor apenas me dizer o que devia fazer”;

2-  “O projeto foi excelente, trouxe ótimos resultados. Mas, por uma questão de custos precisei interromper”;

3-  “Já trabalhei com dois ou três consultores na minha empresa e não obtive o resultado que eu queria”.

Meus comentários:

Situação 1: é típica daquele gestor que não definiu o que queria, antes de fechar o contrato com a Consultoria. O que ele deseja? Consultoria ou assessoria?

Situação 2: representa aquele gestor que não sabe fazer conta e comparar os ganhos que teve e os ganhos que poderá ter. Dependendo do tipo de consultoria ou assessoria, além dos resultados, os custos para manutenção são muito mais interessantes. Veja o exemplo da Gestão da Qualidade. O novo modelo aplicado é a terceirização deste tipo de serviço. Para que manter uma equipe interna, pesada, cara e com todos os problemas que a Gestão de Pessoas pode enfrentar, quando pode-se desenvolver os trabalhos considerando a experiência e o expertise de quem trabalha com isso sem os custos enormes de uma equipe própria? E com total isenção para avaliação e sugestões de melhoria.

Situação 3: nos remete àquele gestor que transfere a responsabilidade de gestão do negócio para um terceiro e caso os resultados não alcancem o esperado, é mais fácil transferir a culpa também e tentar se livrar de um julgamento. É típico de quem não entende do assunto, não se interessa, ou ainda, classificamos como o pior tipo de falta de comprometimento e resistências às mudanças.

Mas, como minimizar os impactos para contratação de uma empresa prestadora de serviços de consultoria? Vamos às sugestões:

a) Indicações são muito bem vindas. Mas, não aquelas que são feitas por amigos. Mas, indicações por empresas que já realizaram serviços com aquela consultoria.

b) Identifique o site dessa empresa. Invista um tempinho para navegar e veja qual é a qualidade visual do site e informações que são disponibilizadas. Um bom gestor sabe quando a imagem vendida é amadora ou não.

c) Verifique todos os valores agregados oferecidos para a prestação de serviços e sucesso da sua empresa. Qual a autoridade desta empresa no assunto? Consultorias que vendem preço trabalham de forma diferente daquelas que vendem valores.

d) Por fim, qual o tipo de estratégia que esta Consultoria trabalha. Estratégia “mão na massa”, ou seja, daquela que veste a camisa e faz parte do time enquanto está lá, ou é do tipo, “vim aqui para ajudá-lo”, mas não sai de trás da mesa?

Parceiro é aquele que se compromete com os seus resultados para que os dele também alcancem sucesso!!!

Think about it!

Sérgio Cintra FeijóPor em 17 outubro, 2016