Como sua empresa lida com oportunidades?

Para este assunto, confesso que me inspirei numa frase que minha mãe repetiu sempre: “para você amar alguém, primeiro você precisa se amar”.

Se transpormos esta frase para o nosso universo corporativo, pense: como posso oferecer algum produto ou serviço que possa proporcionar ao meu cliente alguma vantagem, se internamente na produção desse produto ou serviço, estou completamente desarticulado ou bagunçado? Ou seja, não estou cuidando de mim mesmo!

O Japão arrasado logo após a Segunda Grande Guerra e beirando a miséria e a fome, tomou uma decisão que serve ou pelo menos deveria servir para todos aqueles que estão vendo os resultados dos seus negócios além daquilo que foi planejado. Sem dinheiro para investimentos e com um povo de conhecimento milenar, mas com a cultura com o mesmo tempo, ficaria difícil inovar e mudar a situação.

A alternativa? Reduzir custos e eliminar despesas. De que forma? Identificando tudo que era desnecessário e eliminando. Com despesas que deixam de se concretizar com coisas que já não eram mais o foco, criando organização e disciplina, o ambiente foi proporcionando novas ideias e com os recursos que deixavam de ser gastos, passaram a ser investidos diligentemente nas ideias que estavam surgindo. Criatividade e inovação!

O que os japoneses fizeram? Esperaram o mercado melhorar para depois ver o que fariam? Não, eles criaram as condições para as mudanças que eram necessárias. Mudaram a postura! Criaram as condições para tangibilizar as mudanças.

Assim deve ser no Universo Corporativo e Empresarial! E isso só se dá através de projetos de melhorias!

Você possui uma equipe ou comitê para propor melhorias? A sua empresa trabalha em função disso ou fica apenas com aquelas caixinhas de sugestões (totalmente ultrapassadas e método retrógado), esperando que alguém tenha uma ideia iluminada? A sua empresa fomenta a busca pela melhoria contínua, reduzindo custos e eliminando despesas ou reclama o tempo todo que não tem dinheiro para investir?

Os processos de melhoria são de extrema facilidade! O único empecilho é a condução por profissionais da equipe interna. Sabe a causa? Por causa da miopia gerencial, ou seja, já está há tanto tempo lá convivendo com as dificuldades que acaba achando que a mesmice é normal. Vale a pena um profissional externo, sem vícios e com criticidade para ajudar neste processo.

E faça conta. Se você se limita a fazer investimentos em melhorias de processos e qualidade da gestão, então, é porque você está precisando rever seus métodos e valores de gestão. Está faltando criticidade e visão de negócios para um novo momento.

E se por causa desse raciocínio a sua empresa perde competividade, será que a tentativa de retomada não sairá muito mais cara? E se não der tempo?

Daí então posso afirmar seguramente: geralmente não buscamos culpados e sim solução. Mas, nesse caso, você é o culpado sim.

Sérgio Cintra FeijóPor em 17 agosto, 2016