Realidade da miopia no mundo empresarial!!

Quando se é inexperiente, não se sabe por onde começar. Quando se vive o desgaste e cansaço da mesmice, pode-se viver a realidade da miopia. Quer dizer: por onde começar?

Quero romper com o passado, inovar, partir para uma nova forma de gerir os meus negócios, me tornar competitivo e sinceramente… não sei de onde partir.

É mais comum do que se possa imaginar essa situação. Quando não há padrão, quando não há processos claramente definidos, então, não há referência. E se não há referência, é claro que não se sabe para onde ir e o que fazer.

Processos gerenciais, ou melhor, gestão claramente definida e documentada através de procedimentos e instruções de trabalho, bem acompanhada de registros e medições (estatísticas e análises críticas) são o ponto de partida para saber onde acertamos, onde erramos, o que deu certo, o que já passou, mas principalmente, para onde desejamos ir.

Sem saber onde estamos, não podemos definir para onde ir. E sem saber por onde ir, não é possível definir quais as ferramentas a serem usadas.

A Gestão da Qualidade, ou melhor, gosto de chamar de “Qualidade da Gestão”, tendo a norma ISO 9001 como padrão de referência é a ferramenta mais bem estruturada já criada como sugestão de organização de processos, produtos e serviços, tendo como base a satisfação do Cliente.

Trabalhar desde o recebimento do pedido do Cliente, planejamento da venda e produção, aquisição de matérias-primas, armazenamento, produção ou prestação do serviço, controle de qualidade, manutenção corretiva e preventiva, preservação e entrega do produto final, pós-vendas e fidelização… entre outros requisitos em meio aos principais, pode-se dizer que varrem e cobrem a empresa por inteiro, ou seja, um modelo de gestão completo.

Fora uma gama de vantagens que quando bem utilizadas, potencializam os negócios nos mais diversos pilares da Administração. Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação… e por aí vai!!!

E qual a dificuldade de implantá-la? É a miopia! Não enxergar todas as vantagens competitivas e retorno de investimento rápido que é proporcionado. Não somente quando terminada e efetiva a implantação, mas já desde os primeiros passos, quando a credibilidade de clientes e prospects aumentam quando sabem da busca da empresa pela excelência da gestão e aumenta consideravelmente a confiança de que se ocorrências existirem, a empresa buscará solucionar da melhor maneira possível.

Também uma dificuldade impressionante é a atitude da pechincha para um investimento. Não é despesa, não é desperdício, não é uma compra rotineira. É um investimento! E investimento se faz buscando o melhor e digo até mais: a grande maioria dos empresários e executivos, além de não saberem fazer contas, ainda por cima, apenas imagina o quanto custa a implantação, mas não sabe o quão barato é perpetuar a existência da empresa ou pelo menos torna-la gerenciável, apenas pela melhoria dos processos.

Os que conhecem e entendem, sabem que a Gestão da Qualidade ou Qualidade da Gestão, nada mais é do que profissionalizar a empresa e garantir resultados, fugindo da desorganização e criando condições para inovar e não fazer parte do hall dos conformistas, paralisados ou membros honorários da academia brasileira da mesmice!

Padrão gera criatividade e inovação! Dê crédito e tente!!!

Sérgio Cintra FeijóPor em 22 agosto, 2016