7 Passos para a Qualidade Gerencial!!

Do que adianta a sua empresa ter um atendimento ao Cliente com simpatia, carisma, ter um Programa de Fidelização, brindes e etc e tal, se o que ela faz atrás dos bastidores não lhe garantem bons resultados e permanência dos clientes na base?

Você sabe exatamente quando a sua empresa está precisando melhorar a qualidade de seus processos gerenciais? Sejam eles fabris ou administrativos?

Existem três indicadores que podem apontar esta necessidade: a quantidade de reprocessos ou retrabalhos, a quantidade de devolução e os custos desses processos.

E o que pode ser feito para a melhoria dos processos e dos resultados?

1) Deming afirmou que “Quem não mede, não gerencia”. Estabeleça no mínimo os indicadores citados anteriormente e defina o que é aceitável, ou seja, o que pode ser considerado como normal nas atividades

2) Depois das medições, estabeleça ações corretivas. Elimine a causa dos erros, contendo prazos, metas e responsáveis;

3) Crie padrões. Erros, defeitos e devoluções ocorrem por falta de padrões, procedimentos, normas e diretrizes;

4) Planeje as melhorias. Tudo deve ser documentado e registrado. Aquilo que é apenas pensado ou dito se perde em pensamentos e falta de responsabilidade;

5) Comprometa as pessoas! Delegue responsabilidades sobre cada meta, execução de ações e reconheça os bons resultados. Capacite e qualifique a equipe, transmitindo a confiança necessária;

6) Se precisar de ajuda externa (Consultoria), verifique o Portfólio dos executivos e da empresa. Pergunte: quais empresas formam o hall de clientes desta empresa? Quais já tiveram seus padrões de referência e gestão reconhecidos por Órgãos Certificadores de Alto Nível? Cuidado com os “consultores paraquedistas”!!! São aqueles que dizem conhecer as Normas Padrões, mas nunca fizeram qualquer trabalho que fosse reconhecido. Consultores capacitados e qualificados estabelecem contratos de corresponsabilidade com o Cliente;

7)Por fim, monitore e acompanhe os resultados alcançados, pensando sempre na melhoria contínua e na competitividade! Afinal, alcançar bons resultados, fortalecer a saúde financeira e a imagem da Organização não pode ser uma ação única, mas um “ciclo sem fim”, pois a concorrência não dorme.

Agora, se o incômodo da mudança não lhe faz refletir sobre resultados… encerro esse pequeno texto com apenas uma palavra: “cuidado”!

Sérgio Cintra FeijóPor em 24 agosto, 2016