A Destruição Recriadora

Muitos enxergam fases e crises como um dragão avassalador, uma “Medusa” que paralisa sem chances de reação e transforma em pedra. Mas… e o Empreendedor? Enxerga como?

O verdadeiro empreendedor tem síndrome de Fênix e é altamente competitivo. Não só com concorrentes, mas consigo mesmo e dentro do seu próprio negócio. No seu íntimo existe o desejo de sempre fazer melhor!

E quando enfrenta uma situação, digamos… diferente (não gosto da palavra crise e vamos chamá-la de diferente), então, como o empreendedor vê isso? Muitos já escreveram, dizendo: o empreendedor enxerga oportunidades na crise. Ou ainda, é na crise que surgem as melhores oportunidades. Verdade? Sim, claro que é! Mas… só isso basta? É fato que não! É um conjunto de variáveis que despertam para novos desafios.

Basta saber que é nas crises que podem surgir novas oportunidades e ficar esperando as coisas acontecerem? Certamente, morreremos por inanição.

Quando situações diferentes ocorrem, levando a uma movimentação de mercado indesejável para muitos, para o empreendedor a primeira coisa que ele pensa é: “É a oportunidade que tenho de superar os meus concorrentes e ganhar com isso”. Essa é a verdade. É isso que se passa na cabeça de um empreendedor. Os primeiros pensamentos que permeiam seu raciocínio dizem respeito em como tirar proveito da situação e largar na frente, ganhando o espaço ainda livre ou pertencente ao concorrente.

Isso é que dá início ao processo de inovação! É olhar para um determinado produto ou serviço e pensar: “Como posso obter vantagens com isso?”.

Recriar os negócios como uma Fênix é a oportunidade de renascer para novas experiências e consolidação do novo! E como fazer isso? Passos simples, veja.

Quantas análises críticas você já fez com a sua equipe? Quantas vezes por dia, semana ou mês, você analisa o resultado de cada indicador? Quanto você delega e dá oportunidade para aqueles que te acompanham (funcionários e sócios) de sugerir mudanças e melhorias? O quanto você escuta a sua equipe? Sabe diferenciar investimentos e custos? Você e sua equipe conhecem os produtos de seus concorrentes e a opinião dos clientes sobre eles? O que você deseja para sua empresa e para àqueles que dependem dela?

Não baixe sua cabeça em momentos diferentes, deixando que o avestruz que insiste em viver no ser humano tome conta da situação. Tome conta você! Se for preciso destrua o atual modelo. E renasça sempre que surgir a oportunidade! Seja uma Fênix!!!

Sérgio Cintra FeijóPor em 30 agosto, 2016