Qualidade combate corrupção e perdas!!

Muitos acreditam e defendem que um Sistema da Qualidade é burocracia e que não é necessário um Certificado na parede. Logicamente quem defende esse tipo de afirmação, pode estar enquadrado em dois grupos: ou não conhece gestão de processos gerenciais, ou então, defende a teoria do “quanto mais bagunçado melhor”.

E porque alguém defenderia essa teoria?

Você já percebeu como é difícil resgatar documentos, registros e todo tipo de informação com agilidade e fidelidade num ambiente físico e eletrônico, completamente desorganizado? E para que serve isso?

Certamente para profissionais e empresas sérias para nada. Mas, para aqueles que manipulam, adulteram, ocultam informações quanto a perdas e descontroles, maquiam resultados e tantas outras formas de prejudicar uma Empresa e Órgãos Governamentais em benefício próprio, certamente acham isso natural e se esbaldam com esta prática, combatendo Sistemas de Gestão, sejam de qualquer tipo. Afinal, mais uma vez bato nesta tecla: “Quem não mede, não gerencia”.

Vimos ao longo dos tempos, grandes empresas serem fechadas por incompetência ou má gestão, e também, por sangria desatada pelo roubo. E se tudo estivesse controlado e disponível para conhecimento e tomadas de decisões assertivas?

Um sistema de Gestão estabelece padrões e registros de controle, de medição, metas, objetivos, obrigatoriedade de ações corretivas e preventivas, e principalmente, a obrigatoriedade de Auditorias Internas e Externas.

Auditorias são apenas as verificações do certo. O errado aparece naturalmente.

Quem tem medo de auditoria? Certamente aquele que não faz o que deveria ser feito, conforme definido.

Estabeleça formas de controle, faça verificações respeitando o princípio de independência, contrate um profissional externo com visão crítica e sem laços afetivos com a empresa e funcionários. E assim, garanta que todas as informações servirão para a perpetuação da empresa e permanência somente dos melhores em sua equipe!!!

Sérgio Cintra FeijóPor em 12 agosto, 2016