SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE

GARANTIR OS RESULTADOS NOS NEGÓCIOS OU O EFEITO AVESTRUZ?

A atual situação pandêmica em que nos encontramos será um divisor de águas para o Mundo dos Negócios! Não restam dúvidas!

Então, pense sobre as sugestões que se seguem para ajudar na retomada dos negócios da sua empresa ou se manter competitiva nos negócios:

1- Como Líder, dê exemplos. O time todo se espelha nas atitudes de seus Líderes. Cuide de seus hábitos. Pequenos hábitos demonstram a educação das pessoas. Oriente o time: não coçar as partes íntimas, lavar as mãos ao sair dos banheiros, lavar as mãos para as refeições, tossir ou espirrar cobrindo o rosto, não limpar as narinas com os dedos… Isso tudo parece muito óbvio e também muito feio, não é?!

2- Evidências objetivas de Controle e Segurança da Saúde, Higiene e Limpeza passarão a ser requisitos de concretização de negócios e deverão ser acreditados por Órgãos Certificados, não mais como uma liberalidade, mas sim como obrigatoriedade.

3- Mostre aos Clientes e Consumidores que o seu Negócio, Produto ou Serviço é diferente do que o seu concorrente apresenta. Comunique claramente, usando de forma profissional as redes sociais e o Marketing Digital. Mídia “off” também deve ser considerada. “Quem não é visto, não é lembrado”.

4- Esta é a hora de nos prepararmos para a inovação, planejamentos estratégicos, melhorias e padronização de processos gerenciais, estabelecer e comunicar diferenciais. Pode-se estrategicamente dar um passinho atrás, mas se preparar para dar dois à frente.

5- Não se encolha. Não deixe o medo e o terror tomar conta. Riscos sempre existirão. Minimize os riscos tendo uma concentração de inteligência dos negócios. Se a sua equipe é limitada em número ou capacitação, busque ajuda de profissionais externos (consultores com experiência mercadológica), se necessário troque a equipe (Equipe meia boca dá resultado meia boca).

6- Identifique um padrão de referência internacional, desenvolva, implante, cerifique e comunique ao Mundo que a sua empresa tem a Gestão reconhecida. Fortaleça a imagem do seu negócio.

Mudanças nos padrões de referências internacionais para 2021 já estavam previstas, mas agora, certamente se intensificarão. Não por conta de decisão de Órgãos Certificadores, mas por conta até dos próprios Clientes.

A China (nosso maior parceiro) e a Europa, não aceitarão mais produtos (grãos de todo tipo) sem a devida certificação. A Contaminação Direta ou Cruzada será um item de exaustivas auditorias. E pra finalizar, toda a Cadeia deverá ser certificada. Não haverá mais interrupções. Tudo deverá obedecer a regras de saúde, segurança e higiene, desde o transporte de recebimento, o recebimento, estoques (de matérias-primas, produto em processo e acabado), processo produtivo, transporte de entrega e etc.

E nas atividades “food” (alimentação humana), as exigências serão as mesmas. Por exemplo: um serviço de cozinha industrial. O que tem de diferencial e evidências objetivas quanto à Segurança, Saúde e Higiene? E tudo isso deverá ser auditado (verificado) com frequência por profissionais externos a fim de evitar a potencialidade de ferir o princípio de independência e promover “jeitinhos” para facilitar a situação.

Pra terminar fica a pergunta: o que a sua empresa está fazendo nesse momento? Revisando processos, identificando quais são os pontos de desperdícios e perdas, avaliando incompetentes, buscando alternativas inovadoras para ser competitiva… ou cortando inteligência em detrimento do medo e enfiando a cabeça no buraco como o avestruz esperando a situação se resolver sozinha?

Think about it!!!

Sérgio Cintra Feijó – Consultor em Gestão Empresarial, Palestrante, Conferencista e Professor em Diversos MBA’s no Brasil. Sócio Diretor da Elos – Conexão Empresarial.

 

Elos Conexão EmpresarialPor em 27 março, 2020