Qualidade Não Vende

A maior vantagem de se trabalhar com consultorias e assessorias creio que seja a oportunidade de conhecer muitas pessoas. E por conta disso, nessa rotina de trabalho, ouvimos de tudo.

E ouvi (desculpe a expressão “isso”), mas um empresário disse “isso” dessa forma em meio a uma reunião sobre transição da norma ISO: “Qualidade não vende mais”.

Claro que não vende! Na cabeça dele, qualidade é o Certificado. Certificado não vende. O que vende é o que se faz com a Qualidade da Gestão, através da Gestão da Qualidade. Complicou? Tenho certeza que não! Vamos clarear um pouco:

a) Padronizações eliminam erros, retrabalhos e reprocessos. Reduz despesas indesejáveis e melhoram a margem do produto;

b) Garante a qualidade da matéria-prima ou informações para que o produto ou serviço em processo e acabado cheguem às mãos dos Clientes, conforme especificado;

c) Proporciona através de informações e dados (estatísticas) condições de avaliação de erros e acertos em todas as fases de processo, desde a entrada do pedido, passando pelo processo, entrega e principalmente o Pós Vendas. Disse Deming: “Quem não mede, não gerencia”.

d) Com a obrigatoriedade de estabelecimento do planejamento estratégico é possível avaliar todas as variáveis que compõem o Mercado e seus ambientes, e assim, de maneira profissional criar as condições de sucesso e alcance de resultados alcançados.

 

A Qualidade é o contexto de se gerenciar as informações da empresa com profissionalismo, enxergar o que outros não enxergam e garantir a longevidade das relações comerciais e saúde financeira, através da atenção do atendimento, da resolução de dificuldades do Cliente, vender e entregar exatamente o que foi especificado já na primeira vez e não com devoluções, qualidade é a comunicação interna claramente bem definida.

Qualidade não vende? Ainda assim, informo lamentavelmente aos resistentes e sem visão estratégica que até o Certificado apenas por ser um Cerificado de reconhecimento é uma ferramenta de venda de homologação sim. Desde que se saiba o que fazer e como fazer.

Qualidade não Vende! Então, qual é o diferencial do seu negócio?

Já observou concorrentes e outras empresas de outros segmentos para entender o segredo do sucesso de cada uma? Preço qualquer um faz. Agora Qualidade de tudo que comentei acima…

Mas para alguns, Qualidade não Vende! Continue pensando assim! A concorrência e o Mercado agradecem!

 

Think about it!!!

Sérgio Cintra Feijó – Consultor em Gestão Empresarial, Palestrante, Conferencista e Professor em Diversos MBA’s no Brasil. Sócio Diretor da Elos – Conexão Empresarial.

Elos Conexão EmpresarialPor em 25 setembro, 2017