Certificação não é fim! É consequência.

Certificação não é fim! É consequência.

Nas minhas caminhadas e visitas, venho constatando como após 30 anos de início das primeiras implantações e certificações com padrões de referência internacionais, que o Gestor ou mesmo Empresário brasileiro ainda não entendeu ou não sabe pra que serve a Gestão da Qualidade.

Não raro é encontrar profissionais que acham que é burocratizar ou perda de tempo. Talvez possa até ser para o caso da microempresa (aquela de uma só pessoa), ou até mesmo, daquelas que tem apenas a pretensão de subsistência. Mas, àquelas que desejam ter o domínio de informações ou crescimento sustentável e saúde financeira, nada mais é do que organizar as suas atividades e buscar a melhoria de execução de cada uma delas, de forma a proporcionar melhores produtos e serviços, tendo como fonte informações claras e precisas que viabilizem tomadas de decisão e ações com a maior assertividade possível. Afinal, o Mercado não é para amadores.

“Quem faz certo, faz uma vez só”! Já ouviu esta máxima?

O desenvolvimento e implantação da Qualidade da Gestão nada mais são do que estruturar as atividades (operacionais e administrativas) tendo como base uma norma de concordância internacional que serve como guia das condições mínimas necessárias para a Gestão Gerencial de uma Empresa. São requisitos que vão desde o início até o fim da cadeia produtiva, considerando todas as fases intermediárias, sugerindo requisitos que possam garantir a efetividade dos bons resultados.

Então… é isso? Sim, um guia prático que orienta o que a Empresa precisa ter para funcionar de forma eficiente e com bons resultados.

E a cerificação? A certificação é apenas o reconhecimento de que a Empresa adota as diretrizes e práticas sugeridas, tendo assim, cumprido recomendações e requisitos internacionais. E assim essa empresa tem a sua gestão reconhecida internacionalmente como Excelência em Gestão. Simples assim!!!

Mas… os resultados aparecem como?

Quando se tem controle do que se faz, também se sabe onde melhorar. Assim, elimina-se o retrabalho, o reprocesso, os custos da não qualidade. O produto ou serviço melhora continuamente, pois trabalha-se com pessoas competentes, capacitadas e qualificadas.

E saber comunicar isso pro mundo… bom, “marketear” pode ser o grande X da questão, que talvez a empresa que possui um Sistema de Gestão não saiba como alavancar as suas vendas e de repente, joga a culpa pela falta de competência na comunicação justamente na Gestão da Qualidade.

Você sabe comunicar a Qualidade da sua Gestão? Do seu Produto e Serviço utilizando o Sistema de Gestão da Qualidade e Certificação? Talvez, você ainda nem saiba fazer análise de risco e investigação de causa.

 

Think about it!!!

Sérgio Cintra Feijó – Consultor em Gestão Empresarial, Palestrante, Conferencista e Professor em Diversos MBA’s no Brasil. Sócio Diretor da Elos – Conexão Empresarial.

Elos Conexão EmpresarialPor em 26 junho, 2017