Previsão X Real – Como fazer acontecer? 5 medidas práticas para gerar resultados positivos!

Uma das principais dificuldades enfrentadas por cerca de 70% das empresas é não conseguir fazer com que os objetivos e metas estabelecidos nos Planejamentos (Estratégicos, da Qualidade ou Orçamentários), se tornem realidade.

Não raro é em bate papos com Gestores dos mais diversos segmentos empresariais, reclamarem: “Não sei o que acontece. Elaboramos o planejamento, estabelecemos metas e não conseguimos fazer acontecer”.

E daí a pergunta que não quer calar: “Até onde você comprometeu a sua equipe com os resultados a serem alcançados”?

Comprometer não é fazer aquelas palestras e dinâmicas de grupo, utilizando-se de técnicas lúdicas. Isso tudo é bom e é necessário, mas não é o que garante motivação para resultados. E resultados devem ser tangíveis.

Então, sendo mais práticos, vamos definir como alcançar os resultados?

Defina claramente para cada ação, o nome de quem é o responsável pela execução da mesma. Afinal, é necessário ter um dono. E lembre-se: só um dono.

Estabeleça um prazo. Neste caso, data e não período ou frequência. Naquele dia marcado, os resultados devem estar em acordo com o estabelecido.

Estabeleça indicadores de acompanhamento das metas e com frequência de monitoramento. Lembre-se: “é o olho do dono que engorda o gado”.

Mantenha o registro de cada resultado constatado no monitoramento. E independente de resultados positivos ou negativos, investigue com o responsável o que está acontecendo. Pode servir de referência para com outros gestores.

Por fim, sendo identificado algum resultado que não está atendendo ao estabelecido, então, abra ações corretivas e monitore o resultado das ações. Tudo com velocidade, pois não é grande que engole o pequeno, mas o ágil que supera o lento.

 

O segredo para transformar em realidade algo sonhado ou desejado é delegar responsabilidades e cobrar os resultados. E resultados só podem ser cobrados se os Gestores se envolverem e se comprometerem. E o ser humano só se compromete, se forem dados números para ele se basear e receber feedback frequentemente.

Ficam aqui as nossas dicas!

Think about it!

 

Sérgio Cintra Feijó – Consultor em Gestão Empresarial, Palestrante, Conferencista e Professor em Diversos MBA’s no Brasil. Sócio Diretor da elos – Conexão Empresarial.

www.elosempresarial.com.br  – sergio@elosempresarial.com.br

Elos Conexão EmpresarialPor em 31 outubro, 2017