O Sistema da Qualidade ou Segurança Alimentar é Obrigatório???

Parece um questionamento simples, não é mesmo? E poderia ter a seguinte resposta: A empresa é minha ou o Gestor sou eu e implanto se eu quiser.

A pergunta em questão, por incrível que pareça, ouço quase todos as semanas, assim como esta resposta por diversas vezes também.

E como podemos orientar e ajudar aos Gestores e Empresários na decisão do desenvolvimento e implantação do Sistema para uma futura Certificação? Provocando uma reflexão é claro!

Reflita:

– Algum Órgão Governamental, cujos negócios da sua empresa precisam ter algum padrão de referência implantado, exige certificação?

– Digamos que esta primeira opção é não, ou mesmo que seja necessário atender à algumas exigências e legislações, ainda não seja necessário um sistema implantado. Mas, o seu Cliente ou Prospect (potencial cliente), está exigindo. Digamos que ainda assim, nenhum Cliente está exigindo. Então, vamos a 3ª. reflexão.

– Não há exigência Governamental e também não há nenhum cliente exigindo. Mas, se você partir da visão empreendedora que a sua empresa precisa ter padrões de referência, estar bem estruturada, responder às demandas sinalizadas pelos Clientes, registros de qualidade que ajudam na análise para a tomada de decisão e que a gestão é planejada… E que estes elementos de gestão que evidenciam uma “gestão profissionalizada” podem fazer a empresa consolidar-se no Mercado e obter os melhores resultados possíveis e ter diferenciais estratégicos em relação aos concorrentes.

Note que quaisquer umas das três opções respondem ao questionamento que ouço sempre: “É obrigatória a implantação e certificação”?

Claro que tudo que você faz pela empresa é importante, mas chamo a atenção para o seguinte: se você não consegue enxergar os benefícios de estruturar a Qualidade da Gestão da sua empresa, estabelecendo objetivos, metas, métricas, medições, análises críticas, ações corretivas e preventivas, e pensa que um sistema como esses é apenas um certificado pendurado na parede, então, você precisa passar por uma reformulação profissional urgente, pois conhecer as novas ferramentas de mercado e aplica-las significa ser competitivo, empreendedor e Gestor.

Vou até um pouquinho mais longe. E quando a empresa desenvolve, implanta, certifica e depois disso… (pausa para lembranças) o tempo passa e acaba por fazer apenas o básico, ou ainda, maquiam as informações algum tempinho antes de uma auditoria, apenas para manter o resultado. O que é pior? Eu diria que tanto a falta como a ilusão são dois grandes enganos e pelo movimento de Mercado apresentado, inclusive considerando os novos tempos da globalização da economia, os que conseguirem enxergar isso, serão os primeiros a se posicionarem e isso os levará a muito menos esforços e investimentos para tentarem recuperar um espaço perdido por negligência.

Quais são as consequências para a falta de um sistema de Gestão:

– Perda de Clientes ou a falta de conquista de novos Clientes para a concorrência. Afinal, se você não faz a sua parte, outra fará.

– Pessoal com baixa capacitação e qualificação, gerando perdas de qualidade de processos, produtos e serviços que se refletirão com impactos na saúde financeira da empresa.

– Potenciais erros de processos que geram aumento de custos, através de reprocesso, retrabalho, perdas e devoluções.

– Perda de Produtividade (processo fabris ou prestação de serviços), pois ninguém suporta ter que refazer os trabalhos uma vez que não há um padrão de referência ou mesmo especificação.

– Imagem Mercadológica arranhada, pois demais empresas e concorrentes se adequam às mudanças e transformações.

– Impactos na saúde financeira decorrentes da falta competitividade, uma vez que é necessário um sobre-esforço para a manutenção da também sobrevida da empresa.

Aquele que nega gestão da empresa através de técnicas e ferramentas, ou pior, negligencia a oportunidade de crescimento, expansão e lucratividade dos negócios, realmente tem capacidade empreendedora? Ou apenas tem visão imediatista?

Cuidado com a Teoria do “Sempre fiz assim”, “Isso é moda” ou “No time que estão ganhando não se mexe”. Empresas também morrem por inanição, ou pelo menos, a conta da UTI pode sair muito cara!

A era do “quanto mais bagunçado” já passou.

E empresas organizadas e transparentes com qualquer sistema de gestão que demonstre isso, são as que possuem mais competitividade e prerrogativas de conquistas no Mercado!!!

Think about it!!!

Sérgio Cintra Feijó – Consultor em Gestão Empresarial, Palestrante, Conferencista e Professor em Diversos MBA’s no Brasil. Sócio Diretor da Elos – Conexão Empresarial.

Elos Conexão EmpresarialPor em 28 julho, 2019