5 dicas para a padronização se transformar em inovação!!

Interessante é a reação das pessoas quando citamos a palavra padronização.

A reação é a de que padrões engessados serão criados e partir daquele momento, tudo será igual e pra sempre. Sem mudar, sem diferir, sem inventar, sem nada de novo.

Quando inovamos ou buscamos um diferencial competitivo, temos duas grandes fontes de informação para isso: a primeira é conhecer o que o Mercado (meu Cliente) deseja e a outra é me conhecer (conhecer a minha empresa, os meus processos).

Como podemos propor algo de diferente, seja para os nossos Clientes ou para a melhoria do desempenho da nossa empresa, se não conhecemos o nosso potencial e o que temos nas mãos?

As nossas fraquezas e pontos negativos podem ser neutralizados com os nossos pontos fortes e vantagens. Podemos criar sinergias, podemos ter novas ideias, potencializar a nossa força inovadora e mais… Podemos criar um modelo completamente de gestão e aproveitar as oportunidades de mercado. Nesse exato momento, você pode estar pensando: “mas, este é um princípio básico de Planejamento Estratégico”. Sim, exatamente. E se é tão básico, perdoem-me pela sinceridade, e tão conhecido, porque não aplicou ainda?

Vamos às principais sugestões:

1) Tudo começa com a padronização dos processos gerenciais. Sabendo o que tem e como funciona, é possível analisar criticamente o que pode e deve ser melhorado. Só assim descobrirá as deficiências e o que tem de melhor. Tudo documentado;

2) Não se esqueça de estabelecer indicadores de desempenho. Só medindo, saberá qual é a efetividade, o momento de melhorar e até de tirar o time de campo. Lembre-se: um passo para trás, para dar dois a frente;

3) Acompanhe os movimentos de mercado. Demandas sinalizadas pelo Cliente (ouça a voz do seu Cliente), acompanhe as ações de seus concorrentes, atualize quanto as ações Governamentais, faça alianças estratégicas com seus fornecedores de produtos e serviços;

4) Tire a ideia da cabeça e formalize. Documente as ideias, estabelecendo o principal objetivo, metas para cada objetivo, recursos necessários, prazos para finalização, responsáveis pela execução, métodos de acompanhamento e planos contingenciais;

5) Analise criticamente e frequentemente os resultados, tomando ações quando necessário, reconhecendo os envolvidos pelos resultados e buscando novas ações.

Quando temos repetição e padrão de execução, temos os resultados às mãos e assim, pode-se claramente ter uma referência para se comparar com as necessidades e novas formas de se trabalhar, criando e gerando novas propostas, inovando e fazendo com que os diferenciais estratégicos tragam mudanças e superação de situações adversas ou alavancagem de negócios.

Padrão gera criatividade e inovação! Dê crédito e tente!!!

Sérgio Cintra FeijóPor em 5 setembro, 2016