Rastreabilidade – Um diferencial importante na Venda de Produtos e Serviços

A sua empresa é capaz de garantir a qualidade do seu produto ou serviço desde o início da cadeia produtiva? Consegue resgatar todas as informações referentes à qualidade e quantidade de matéria-prima adquirida e utilizada? Consegue evidenciar por quais máquinas e equipamentos foram processados, quais os funcionários envolvidos naquele processo produtivo (nome, horário e condições de higiene), em que condições foram liberados fase a fase, onde e quando foram armazenados? E caso tenha ocorrido algum tipo de Não Conformidade, consegue evidenciar em tempo hábil a ação corretiva tomada?

Pois é… e tem gente que ainda acha que isso é desnecessário.

Acontece que o Mercado vem trabalhando com margens muito apertadas e cada vez mais minguadas. E a alternativa para melhorar os resultados, ganhar espaço e continuar obtendo bons resultados é garantir ao Cliente, seja de produtos ou serviços, que caso necessário é possível resgatar todas as informações referentes à concepção do produto ou serviço adquirido, tomar ações para resolução em tempo hábil de tal forma que não interfira na satisfação do Cliente.

Os programas de Recall possuem base na rastreabilidade, pois é a única forma de investigação de causa mais complexa que pode garantir não só a satisfação do Cliente, mas dependendo dos negócios, a integridade física e saúde, assim como a continuidade dos próprios negócios.

As relações entre Fornecedores e Clientes vêm mudando há algum tempo. Mas, com o acirramento da competitividade, esta sistemática passou a ser um diferencial de garantia. Não a garantia de que nada de errado acontece, mas de que se acontecer a empresa tem condições de resolução num breve espaço de tempo. Assim, essa relação deixa de ser puramente comercial e passa a ser de parceria, onde os resultados de um dependem dos resultados do outro.

A geração de confiabilidade e segurança passa a ser a maior forma expressão entre as partes envolvidas, pois a evidencia de domínio de informações desde o início da cadeia até a entrega do requerido é de completa confiabilidade e essa confiabilidade passa a ser traduzida em condição prioritária para viabilizar vendas. Passa a ser um item de exigência mercadológica.

Quer fazer uma comparação? Lembre-se daquele serviço de telefonia celular, onde você não consegue compreender o que está sendo cobrado. Você consegue confiar no está constando em sua fatura? E quando liga na Central de Atendimento e atendente não consegue responder o que acontece, simplesmente porque não tem informações suficientes.

Ou ainda, pense: e se não foi possível as montadoras identificarem possíveis falhas e a ocorrência de acidentes e mortes fossem as consequências de um processo onde não foi possível identificar as causas, apenas porque não se tem condições de resgatar as informações.

Ou uma bactéria que tomou conta de um Hospital, porque o produto utilizado não era o especificado e ninguém sabe quem, quando e porque fez esta aquisição que colocou a vida em risco ou mesmo levou até a morte.

Rastreabilidade gera transparência de gestão, confiança no fornecedor, credibilidade da marca, prolongamento de relações comerciais, aumento de Market share, redução de custos (eliminação de despesas, de retrabalho e de reprocesso), e ainda,  gestão confiável das informações. Afinal, quem não mede, não gerencia!

Think about it!!!

 

Elos Conexão EmpresarialPor em 12 janeiro, 2017