O QUE ESPERAR DO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE NO AGRONEGÓCIO
O QUE ESPERAR DO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE NO AGRONEGÓCIO
Sérgio Cintra Feijó
A fragilidade e controle da integridade da saúde e vida humana, provocou uma verdadeira onda de oportunidades nos negócios. E assim como em outros momentos da humanidade em que enquanto uns choram e outros vendem lenços, Países e Empresas que comandam os Mercados estabelecem regras para garantir competitividade e o mínimo requerido possível para garantir o consumo e o giro da cadeia produtiva.
Para os próximos 3 (três anos), uma pesquisa pela Emergen Research (Empresa Especializada em Estratégias de Pesquisa de Mercado), aponta que a competitividade aumentará entre as Indústrias de Alimentos, aumentando o Mercado Global de US$ 4,54 bilhões para US$ 9,.75 bilhões. Um aumento de aproximadamente 115%!!!
E quem não quer permanecer neste mercado ou cadeia de suprimentos? Grãos, Alimentos Feed e Food, Nutrição, Rações…
Num mundo onde a escassez de insumos, matérias-primas e sobretudo de alimentos é iminente, a China já enxergou as oportunidades e saiu na frente.
Normas, regras, legislações, enfim… o Mundo fará o que for possível para garantir o melhor na comercialização e dificultar a vida dos amadores e oportunistas.
Considerando o Mercado Mundial, onde a China é a maior consumidora de alimentos existente, a exigência por exemplo de sistemáticas de rastreabilidade e Sistemas de Segurança Alimentar já são uma realidade, proporcionando ao País, e claro aos parceiros comerciais, maior competitividade e “bala na agulha” nas negociações, afinal o fortalecimento das parcerias se dá pelo diferencial estabelecido na credibilidade dos produtos e das marcas que passam obrigatoriamente por auditorias de homologação pelos Clientes, ou ainda, pela acreditação do Sistema de Qualidade e Segurança Alimentar dos processos gerenciais, tornando-se os negócios mais rentáveis e relações comerciais prolongadas.
E a sua empresa? Continua filosofando com um programa poético ou já está melhorando a Carteira de Clientes, Rentabilidade e Lucratividade?
Lembre-se: “Em terra de cego, quem tem um olho é rei? Não! É caolho mesmo e tem dificuldades de enxergar o que os outros já estão enxergando.
A antecipação é a maior e melhor estratégia empresarial!
Think about it!
SÉRGIO CINTRA FEIJÓ é Consultor Empresarial em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, Compliance, Gestão Estratégica, Palestrante, Congressista e Professor pós-graduação e MBA’s.

Posts Relacionados
Posts Recentes


7 fevereiro, 2022

14 janeiro, 2022