É O FIM DA PESADA ESTRUTURA DOS ESCRITÓRIOS?

Sua Empresa num notebook! Já tinha imaginado isso? Pode ser até uma realidade diferente e confusa, mas real!

MSG (01.03.21)Digo a você que esse modelo já existe há algum tempo, mas muitos resistiam e ainda até resistem a esse modelo. E olha, é mais arriscado não adotar a modalidade remota do que adotar!

A capacidade de adaptação do homem com vistas à sobrevivência se mostrou mais latente do que nunca. E agora mais evidente no mundo dos negócios. Claro que numa analogia, não deixa de ser uma guerra e uma guerra, tudo aquilo do que somos ou não capazes, acabam por despertar o nosso instinto de luta pela vida.

E aproveitando o nosso exemplo de guerra, é fácil avaliarmos que sempre foi diante de guerras e outros acontecimentos de grande impacto, que a sociedade, que o Mundo em geral mudou. Mudou por que quis? Não. Porque precisou. Lembrando: o uso da água oxigenada no combate a fungos e micoses nas feridas, a criação do primeiro computador que decifrou os códigos secretos dos alemães de Hitler, o impulsionamento da indústria de automóveis no Brasil e tantos outros.

Quando se dá um passo à frente, o retorno é algo muito mais difícil que a atitude de mudar.

Se alguém ainda acredita que os escritórios de vários segmentos e tantos vários outros negócios, voltarão ao modelo antigo, isso é um grande engodo. Depois de terem experimentado a descentralização da informação, aumento da qualificação de pessoal, ganho da qualidade e velocidade na resolução de dificuldades, redução de custos, ganho de qualidade de vida no trabalho e vida pessoal, a pergunta que fica é: Por que retornar ao modelo antigo?

A pandemia foi apenas o combustível que acelerou a conclusão de um processo que pudesse ser considerado um marco na execução e relações do trabalho. Assim como foi na queda da bastilha, a revolução industrial e outros.

Um agrônomo hoje no campo, tem ERP’s disponíveis para inserir informações que alimentam o Sistema Gerencial de uma lavoura, Médicos fazem as consultas remotas e com muita qualidade, executivos conduzem seus negócios de qualquer lugar do mundo e reuniões não são mais necessárias de forma presencial.

93% dos profissionais afirmam em pesquisas específicas que já se mudariam para outra cidade, em função de suas atividades se tornarem definitivamente na modalidade remota ou eletrônica. E parte dos resultados estão evidentes em redução de custos operacionais com a mesma ou melhor qualidade que antes.

Consultorias, Assessorias, Advocacias, Áreas Comerciais, Assistências Técnicas e Serviços em geral carregam a empresa dentro do notebook. A empresa é o notebook. O trabalho passou a híbrido e as empresas estão entendendo que esta é uma decisão das pessoas.

Enfim, as empresas e pessoas descobriram o verdadeiro sentido de trabalhar por objetivos. Trabalhar 8, 10 ou 12 horas não significa trabalhar muito, ou melhor, quem garante que isso é ser produtivo ou ter qualidade?

Os objetivos mudaram, a forma de se alcançá-los mudou e as pessoas estão mudando.

E você? Já pensou como pode fazer o seu trabalho de maneira produtiva e com qualidade de vida? Como disse: As formas de trabalhar e as relações do trabalho estão em plena transformação.

Think about it!
SÉRGIO CINTRA FEIJÓ é Consultor Empresarial em Gestão da Qualidade, Compliance, Gestão Estratégica, Palestrante, Congressista e Professor pós-graduação e MBA’s.

Elos Conexão EmpresarialPor em 1 março, 2021