DE QUE FORMA A NORMA ISO 9001;2015 AJUDOU AS EMPRESAS A REDUZIR GRANDES IMPACTOS NA GESTÃO DURANTE A PANDEMIA?
DE QUE FORMA A NORMA ISO 9001;2015 AJUDOU AS EMPRESAS A REDUZIR GRANDES IMPACTOS NA GESTÃO DURANTE A PANDEMIA?
Sérgio Cintra Feijó
Esse período tão diferente que já dura pouco mais 1,5 ano trouxe grandes desafios às Empresas, sobretudo àquelas cujas gestões são de extremo tradicionalismo e também aquelas que precisaram se privar do contato direto com o Cliente para realizar uma venda.
Mas, como já falamos em outras oportunidades, o divisor de águas nos trouxe a aceleração de um processo que já era esperado e essa nova revolução industrial, impulsionada pela pandemia, nos mostrou que temos outras formas de trabalhar e que a capacidade inventiva, de adaptação, mas principalmente pela necessidade de sobrevivência nos empurra a enfrentar aquilo que não conhecemos e encararmos um novo amanhã.
E tanto sofrimento e neurônios queimados na busca de soluções, nos trouxeram algumas certezas. Tais como:
- Não precisamos de enormes estruturas físicas e edificações para trabalhar, quando diz respeito à venda de serviços, atendimento ao Cliente, Gestão de Negócios, principalmente daqueles que já são geração 4.0, ou seja, tecnológico;
- Entendemos que inovação só vem de gente e que mais uma vez, se não nos vemos acuados e precisando solucionar algo, a acomodação nos leva ao sepultamento de lutas, sonhos e esforços de tantos anos;
- Que a descentralização do conhecimento, mediante padronização de processos gerenciais, estabelecimento de procedimentos padrões, treinamento e fortalecimento do conhecimento, garantiu que empresas organizadas não sofressem com a perde de talentos que se recolocaram em outros negócios que propuseram ganhos bem acima da média para quem se dispôs a trabalhar home office.;
- Que a padronização de processo pelas Normas garante a continuidade dos negócios sem perdas, retrabalho, sobrecarga ou mesmo devoluções, reduzindo custos e evitando despesas desnecessárias;
- Que procedimentos preparam sucessores e que não é a escolha de quem está acima que determina o melhor perfil, mas aquele que lê, busca conhecimento, sugere melhorias e transformações;
- Que as equipes são o que seus Gestores são. Sem ofensa, mas se a sua equipe é lenta, comete vários erros, não demonstram vontade e aplicação no que faz, então, a culpa é sua, porque certamente estão se espelhando em alguém;
- E por fim, em muitos aprendizados, descobrimos que ser diferenciado é buscar alternativas para os Clientes e não para nós. Afinal, no mundo dos negócios, o princípio, o meio e o fim é são os Clientes. E só inovamos, criamos, sobrevivemos, porque ouvimos a Voz do Cliente.
Pra finalizar, vamos uma frase de um filósofo grego, que as pessoas acharam bonitas, colocam em seus quadros, assinaturas de e-mail, fundos de tela, discursos… mas, estão enganando a si mesmas: “Não existe nada mais permanente que a mudança” (Heráclito).
Think about it!
SÉRGIO CINTRA FEIJÓ é Consultor Empresarial em Gestão da Qualidade, Compliance, Gestão Estratégica, Palestrante, Congressista e Professor pós-graduação e MBA’s.

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